Sobre o Livro Saudosa Indaial
A obra foi lançada em 2010 e atualmente (2025) encontra-se esgotada.
A edição do livro ilustrado “Saudosa Indaial”, baseado no conteúdo do site www.indaial.com.br apresenta um trabalho que contém centenas de fotografias históricas do Município de Indaial, desde a colonização, em 1878, até o ano de 1987. As imagens foram coletadas de acervos particulares, reunidas e dispostas cronologicamente, de maneira a relatar aspectos da evolução de Indaial. O trabalho realizado nos deixa certos de que mais uma peça foi colocada na engrenagem do legado histórico de Santa Catarina.
Atualmente existem diversas publicações relativas à história do município, porém, o material fotográfico existente carecia de uma publicação mais completa e aprimorada. O presente livro encaixa-se neste objetivo, de mostrar à população um ensaio histórico-fotográfico sobre Indaial.
Prefácio
Dois amigos de infância, Alfredo Nagel e Beno Pasold, mais seu filho Fernando Pasold, em suas rodadas de chimarrão sentiram brotar um interesse pelas raízes indaialenses, de sua origem aos dias de hoje. E disto chegaram ao desejo de deixar deste histórico um registro amplo, sem fronteiras, universal.
Em ano e meio de pesquisas, tempo durante o qual coletaram fotos e referências diversas, compilou-se um rico material que, além de ser de interesse individual dos que acessam a internet e mergulham no passado, também é de muita valia para as Escolas, oferecendo às novas gerações o conhecimento de como se teceu esta riqueza que ora desfrutam – e para sentirem que a elas cabe o papel da continuidade desta História.
O trio de pesquisadores pretende continuar o trabalho – com, talvez, a participação dos que forem acessando a internet, ou com ele tiverem contato.
A nós – de uma geração anterior à que coletou as imagens para urdir a obra – coube prefaciar este encanto, que despertou-nos alegrias, tristezas, lembranças, surpresas e saudade, muita saudade.
Pudemos acompanhar o que viveram, o que construíram os antepassados, numa visão de começo e fim, deixando de lado as paixões que impulsionam os homens a falhar e acertar, para colher apenas os sucessos.
Quantas gerações são abordadas? A primeira imagem é de 1878. O mundo evoluiu, evoluiu a moda, os modos, as enchentes foram superadas, as ruas calçadas e asfaltadas, pontes e empresas surgiram, alguns prédios se conservam, modificados. A fotografia embasa toda essa maravilhosa coletânea.
Aqui ficam registradas a História (com “h” maiúsculo) e cada história de vida lembrada pelos muitos descendentes que constroem a nova História.
Sidney Luís Saut e Míriam Kretzschmar Saut
Agradecimentos:
Se você possui fotos antigas de Indaial que não constam neste trabalho, entre em contato conosco e ajude a ampliar esta coleção, que poderá ser utilizada por estudantes, pesquisadores, etc. As fotos selecionadas serão digitalizadas e prontamente devolvidas. Participe!
Este trabalho não seria possível sem a colaboração destas pessoas, às quais o Portal de Indaial deixa aqui seu agradecimento.
Adalberto Landmann
Ademar Keunecke
Aetius Timar Hennings
Arno Zoschke – in memoriam
Aroldo Lang
Asta Nagel
Carl Heinz Lueders
Carlos A. Schmit
Carmen Hardt
Curt Nagel
Dálcio Antônio Moretti
Else Pasold
Elisabeth Stange
Eolando Pereira
Erich Stange
Franciele Packer
Frederico Hardt (Lico)
Heinz Beyer
Helene Hemmer
Hildegard Ebert Lauth
Isolde Mohrstedt
Ivo Kannenberg
Ivo Kretzer
Jefferson Miranda
José Luiz Dias de Souza (Zé Luiz – Jornal A Região Metropolitana)
Luiz Carlos Henkels
Luiz Otávio Giovanella (Prefeitura de Indaial – Secretaria de Turismo)
Mário Holetz
Mirian Beilfuss
Osmar von Gilsa
Renata Ladewig
Richard Hiendlmayer (Tinga)
Sociedade Recreativa Indaial
Victor Schmit
Werner Pabst
Feedbacks recebidos por e-mail:
De: Lídia Bohn
Data: 14/10/2006
Quero registrar os meus parabéns pelo belíssimo “Portal Cidade de Indaial”. Estou emocionada em ter tanta história registrada por pessoas amadas do passado e publicadas por essa respeitável e louvável equipe, da qual vocês fazem parte. Meu aplauso ao fotógrafo Sr. Mário Holetz pelos brilhantes clicks. Parabéns!! Neste ano, a minha mãe, (Maria Tarnowski, hoje leva o sobrenome de casada Bohn), filha desta terra, nascida aos 28/11/1916 (Estrada das Areias) completará 90 anos. Acreditem-me, foi o mais lindo presente de aniversário que ela já recebeu. Abri o portal e ela deslumbrou-se com as fotos antigas. Com a memória lúcida, lembrou dos lugares e dos nomes dos amigos da sua juventude. Os olhos dela brilharam a cada nova foto que fixava. Filha de José Magnus Tarnowski e Rosali Tarnowski. Família grande. Irmã de Francisca Tarnowski, (Chica ou Lili) muito conhecida em Indaial. Dedicavam-se à agricultura e gado leiteiro. As fotos estão sendo uma espécie de terapia e ela passou a contar-me episódios que eu nunca havia ouvido. As suas lembranças se conectaram a eventos que haviam adormecido ao longo da sua existência. Relembrou num piscar de olhos que esteve no circo dos Irmãos Queirolos em 1938. Viu o elefante e tudo era festa ao ver a foto. Agradeço ao Acervo de Erich Stange. Nesta mesma foto (fundos) há a farmácia Keunecke, na qual ela trabalhou. Muitos outros assuntos foram surgindo a ficamos felizes. Aqui nesta saudosa viagem ao passado não posso deixar de anexar a imagem desta Maria que caminhou por essas ruas…bailou…trabalhou…participou das festas da igreja de São Estanislau… Moro em Curitiba. Meu abraço e felicidades!
De: Jackson Ramon Raiter
Data: 04/03/2004
Prezados Srs. responsáveis pelo site www.indaial.com.br. É com muita surpresa e alegria que ao costumeiramente acessar ontem a página, acessei a Exposição de fotos antigas chamada “Saudosa Indaial”. Meu nome é Jackson. Sou cidadão indaialense, mas há 2 anos trabalho em Rio do Sul. Sempre que posso, gosto de passear “na minha” Indaial, mas desde um tempo ficou menos possibilitado devido ao trabalho e aos estudos. Nos dias de hoje, você busca incessantemente o melhor, questões como experiência profissional, formação, pós-graduação e assim por diante. Isto é percebível ainda mais aos jovens, pois as vezes a luta por um espaço na sociedade é desumana. Esta busca nos faz menos socialmente compromissados com a sua comunidade, com as pessoas, e nos obriga a ser um tanto “escravos” desta luta. Que trabalho maravilhoso! E isto me fez refletir sobre isso e também que, ter sempre em mente e agir em função do presente(trabalho, luta, busca, estudos) as vezes nos faz esquecer do passado. Passado considero um tanto indigesto, com o perdão do trocadilho, mas é sim, fundamental, para apreciarmos como tudo na vida nasce, cresce, progride e se transforma no presente com as perspectivas para o futuro. Esta é a visão que obtive com este trabalho dos srs. e culmina com a visão que tenho da nossa cidade. Através deste e-mail, quero deixar registrado a consideração pela importância de um trabalho como este para a história da cidade. É de importância para a comunidade cientifíca e de importância cultural para cada cidadão dela. É claro que, infelizmente, somente através desta exposição é que acabei sabendo da morte de grandes e ilustres pessoas da nossa cidade, como o Sr. “Tinga” e o Sr. Erich Stange. Inclusive, quando trabalhava na Fundação Indaialense de Cultura, tive a grata experiência de conhecer pessoalmente o Sr. Erich e digitar o livro dele para ser impresso. “Como ele tinha estórias para contar!”. Srs.: Conheço um pouco de muitas cidades, de médias a pequenas de Santa Catarina. Podem-se e orgulhar, pois poucos tem um trabalho de divulgação sobre suas cidades como Indaial tem. E aos municípes, que se orgulhem também, da cidade que tem uma História como a nossa, aliás, história que é tratada com o propósito sadio de impulsionar e motivar as pessoas a conhecerem-na melhor. Parabéns!
De: Orson Haelsner
Data: 09/03/2004
Gostaria de parabenizar a equipe que realizou o trabalho resgate histórico de Indaial, e disponibilizou a todos as fotos incríveis que retratam a história do nosso município. Eu sou Orson Haelsner, nascido em Blumenau , cresci em Pomerode, mas moro em Indaial a quase 5 anos, onde me apaixonei pela cidade. Posso dizer que sou blumenauense de nascença , pomerodense de criação , mas sou indaialense de coração. Parabéns pelo trabalho, continuem a nos mostrar a nossa história regional, que deveria ser ensinada nas escolas, mas é desprezada pelos atuais métodos de ensinos adotados. Muito obrigado por nos proporcionar tal alegria , e inclusive de saber que existem mais pessoas que gostam de Indaial tanto quanto eu , e que se preocupam em manter viva a memória dos nossos antepassados, que foram tão importantes para a formação deste município.
De: Elieti Koprovski.
Data: 16/03/2004
Parabenizo toda equipe do Portal por este belo trabalho, muito bem elaborado. E faz com que muitas pessoas irão conhecer e outras reviver a história de nossos antepassados. Com certeza com este trabalho iniciado irão surgir mais fotos e fatos para completar nossa história, não deixem de atualizar esta página. PARABÉNS, nós Indaialenses agradecemos e estamos orgulhosos do trabalho de vocês.
De: João Alberto Prim
Data: 18/03/2004
Por indicação do Alfredo visitei o site hoje e fiquei muito feliz por ter acesso a esse valioso material da cultura da minha cidade; cidade que adotamos ( meus pais) em 1975. Aos que fotografaram todos esses locais nossa gratidão é imensa, porém à voces que, “construiram” este ‘museu de imagens” virtual, são relamente pessoas fantásticas que merecem nossa reverência sempre.
De: Gisele Peron Piccinini
Data: 02/04/2004
Não sou natural de Indaial, sou de Curitiba, e estou a mais ou menos 7 anos aqui porém, já aprendi a conviver com tudo nesta cidade. Adorei conhecer mais sua história através das fotos. Sou uma historiadora e sei o que representa um trabalho como este, além do empenho e dedicação que requer. Parabéns a todos que participaram desta pesquisa.
De: Wieland Lickfeld
Data: 28/04/2004
Estou emocionado com o trabalho Saudosa Indaial. Sou blumenauense e ainda relativamente jovem, porém apaixonado pela nossa história. Parabéns pela sensacional iniciativa e espero que ela tenha continuidade.
De: Viviane Corrêa da Cruz
Data: 25/11/2004
Parabéns a toda a equipe que se empenhou e continua se empenhando na construção e manutenção do site. É muito importante para toda comunidade indaialense, poder reviver o passado, relembrar de todas as dificuldades que enfrentam e com força de vontade, amor, paixão, não desistiram de lutar para que nossa cidade fosse um exemplo de honestidade, garra, evolução e amor aos próximos cidadãos indaielenses. Obrigado pela oportunidade que temos de conhecer um pouco mais de nossa história. Meus parabens mais uma vez.
Referências:
[1] – Stange, Erich – Acervo pessoal
[2] – Wittmann, Angelina C. R. – A Estrada de Ferro no Vale do Itajaí – EdiFurb- 2001
[3] – Santiago, Nelson Marcelo – Acib – Cem Anos Construíndo Blumenau – Expressão – 2001
[4] – Silva, José Ferreira da – Blumenau em Cadernos – Fundação “Casa Dr. Blumenau” – Dez/1974
[5] – Stange, Erich – Memoraízes – Odorizzi – 2000
[6] – Acib 90 anos – Fundação Casa Dr, Blumenau – 1989
[7] – Jamundá, Theobaldo Costa – Indaial, Município do Vale do Itajaí-Açú – 1943
[8] – Gierus, Friedrich – Crônica da Paróquia Evangélica Luterana de Indaial 1889 à 1969 – 1969
[9] – Henkels, Luiz Carlos – Jornal A Ponte – Boletim Oficial do Mun., Ano I Nro 3 – Agosto 1993
[10] – Keunecke, Ademar – Jornal A Região – Ano V – 2a Quinzena de março – 2003
[11] – Livro: Focalizando Os Municípios de Indaial, Timbó e Rodeio em Santa Catarina – Déc 50.
[12] – Ferreira, Jurandyr Pires – Enciclopédia dos Municípios Brasileiros – Vol. XXXII – IBGE – 1959
[13] – Renaux, Maria Luiza – O Papel da Mulher no Vale do Itajaí 1850-1950 – Editora da FURB – 1995
[14] – Site www.santa.com.br – Jornal de Santa Catarina
[15] – Silva, José Ferreira da – Blumenau em Cadernos – Fundação “Casa Dr. Blumenau” – Jan/1975
[16] – Renata Ladevig – Acervo Pessoal
[17] – Informativo da SRI Julho/Agosto 2000
[18] – Boletim Histórico dos 100 anos da SRI – 1975
[19] – Henkels, Luiz Carlos – Acervo Pessoal
[20] – Jornal de Santa Catarina – Coluna Almanaque – 25-26/02/2006
[21] – Carl Heinz Lueders – Acervo Pessoal