Coleção de Cartazes da FIMI
Antes da década de 70, eram relativamente raros os estudantes universitários indaialenses. As dificuldades para a obtenção de ensino superior eram motivadas pelas poucas universidades existentes, pelas distâncias até elas (Florianópolis, Curitiba, Porto Alegre), e pelos custos financeiros nem sempre suportáveis por toda a população.
Com a criação da Fundação Educacional da Região de Blumenau (futura FURB), no ano de 1967, os estudantes obtiveram melhores e mais fáceis condições de acesso ao ensino universitário.
E logo se juntaram aos outros, formando um grupo decidido a criar uma associação que os mantivesse unidos, informados, e com ideais característicos de jovens imbuídos de bem representar a comunidade a que pertenciam. (continua...)
Em 1971, treze destes universitários reuniram-se na Sociedade Recreativa Indaial, e em sessão histórica criaram o Clube do Estudante Universitário de Indaial, chamado CLESUNIN.
Na oportunidade, foi lembrado o fato de que a cidade de Indaial não festejava adequadamente o dia do seu aniversário. Ou seja, o aniversário da sua instalação política e administrativa, em 21 de março de 1934, não era do conhecimento da população em geral.
Decidiu-se, então, procurar os órgãos representativos do município, especialmente a Prefeitura Municipal, para solicitar apoio a essa iniciativa. Seguiu-se uma autêntica revolução nos costumes indaialenses, que passaram a festejar com amor, honra e alegria cada aniversário da sua querida cidade.
O CLESUNIN, tinha, como finalidades, estimular e promover atividades culturais, sociais e esportivas; colaborar com outros clubes de serviço e assistenciais da cidade e auxiliar em causas do bem comum.
Antes mesmo de sua regulamentação no Diário Oficial, o CLESUNIN promoveu a 1ª Festa de Instalação do Município de Indaial, em 20 e 21 de março de 1971.
Os cartazes da FIMI, que integram o acervo do Portal de Indaial, contam por si só a trajetória da idéia inicial daquele grupo de estudantes universitários indaialenses. Agora, restaurados e expostos à visitação na internet, reavivam naqueles jovens, hoje maduros e influentes cidadãos de nossa comunidade, um sentimento de missão cumprida. Cabe aos jovens de hoje preservarem esse patrimônio indaialense: a nossa FIMI.